Socket AM4 receberá novidades em breve para a alegria dos entusiastas AMD

Novos Ryzen AM4 vão surgir no mercado em 2024!

A AMD, renomada fabricante de processadores, surpreendeu os entusiastas de hardware ao revelar planos para lançar cinco novos modelos de CPUs da linha Ryzen 5000 para o amado socket AM4 em 2024. 

Esta notícia traz alívio para os usuários que investiram em placas-mãe compatíveis com o AM4, mostrando o compromisso da AMD em oferecer atualizações mesmo para plataformas mais antigas, com os seus processadores Ryzen.

Novidades no socket AM4: Ryzen 5700x3D?

Entre os cinco novos processadores anunciados, destaca-se o Ryzen 7 5700X3D, que parece ser uma versão “modesta” do poderoso Ryzen 7 5800X3D.

Ambos compartilham a mesma quantidade núcleos e threads, mantendo uma potência de 105W. No entanto, o 5700X3D apresenta clocks ligeiramente mais baixos, com 3.0 GHz de base e 4.1 GHz em boost. 

Além disso, ele oferece uma generosa quantidade de 96MB de Cache L3, prometendo desempenho sólido para diversas aplicações, inclusive para os games.

Outro destaque na nova linha é o AMD Ryzen 5 5600X3D, que preserva os 96MB de Cache L3, mas apresenta 6 núcleos e 12 threads, levando a quantidade de núcleos e threads dos seus antecessores Ryzen 5. 

Com uma base clock de 3.0 GHz e um boost clock de 4.0 GHz, este processador promete eficiência e desempenho notável, atendendo às demandas de uma ampla gama de usuários.

Uma outra novidade que vem intrigando os entusiastas de computação, é a introduzido de uma nova nomenclatura “GT”, que será associada aos processadores Ryzen 5 5600GT e Ryzen 5 5500GT. 

Esta terminologia, até então inédita para as CPUs da AMD, substituirá os termos utilizados nas antigas APUs, como o caso da 5600G ou outros processadores que são equipados com vídeo integrado.

Embora as especificações detalhadas sobre os clocks ainda sejam aguardadas, é possível que esses processadores tragam melhorias significativas em relação às gerações anteriores.

Um compromisso com seu socket anterior e o consumidor

A AMD não apenas revelou os novos produtos Ryzen 5000, mas também compartilhou detalhes específicos sobre as especificações de cada SKU. 

Ryzen
Imagem: Divulgação

Essa transparência é fundamental para que os consumidores possam tomar decisões informadas ao considerar uma atualização de hardware. 

Com os sockets AM5, junto do DDR5 em preços inacessíveis para todos, essa jogada da AMD mostra que eles estão pensando tanto naqueles que possuem condições para ir para a nova geração, quanto naqueles que ainda não conseguem fazer um upgrade desta magnitude.

Isso foi interessante e com certeza vai ajudar muitas pessoas que desejam montar um PC Gamer de qualidade, com peças AM4 e a renomada linha Ryzen 5000.

Quer acompanhar mais notícias incríveis como essa?

Não deixe de acessar diariamente o Falando com Nerds.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept