AMD com foco em IA? Novos chips devem ser apresentados em breve

Novos chips, com maior desempenho e foco em AI devem ser anunciados em breve.

A AMD, sob a liderança da CEO Lisa Su, está priorizando a IA como uma de suas principais áreas de foco agora. Ainda, também receberemos avanços na estrutura de produtos para aprimorar o desempenho em IA, a empresa está implementando medidas para melhorar a comunicação com os consumidores.

Lisa Su afirmou em maio que a AMD está comprometida em desenvolver produtos que consigam contribuir com os avanços da IA. Uma parte crucial dessa estratégia é facilitar para os consumidores a identificação clara de produtos que oferecem benefícios específicos em termos de IA. 

Entendendo melhor a jogada da AMD

Em resposta a esses objetivos, a grande desenvolvedora de hardwares anunciou que adotará uma abordagem visual para destacar produtos alinhados com suas estratégias de IA. 

Os produtos identificados com foco em IA exibirão um adesivo com a descrição “Ryzen AI”. O Ryzen 8040, codinome Hawk Point, representa a primeira linha de produtos da empresa a receber esse foco especial em Inteligência Artificial. 

Com especificações semelhantes aos chips anteriores, como o Ryzen 7040, mas com melhorias significativas, incluindo um aumento de aproximadamente 40% no desempenho em tarefas de IA e 80% em jogos e outras aplicações, a AMD promete inovar o cenário.

A adição de uma Unidade de Processamento Neural (NPU) é o elemento central para melhorar o desempenho em IA. Esta NPU oferece um desempenho de 16 TOPS, comparado aos 10 TOPS da linha Ryzen 7040. 

High Performance para jogos e trabalho

Os primeiros notebooks equipados com esses chips são esperados para serem apresentados em janeiro de 2024, durante a Consumer Electronics Show (CES) e estimam estar completamente otimizados para atender todas as demandas.

Além disso, a AMD está adotando uma abordagem estratégica mais ampla, com diferentes adesivos para identificar processadores que atendem a vários segmentos de mercado, como Computadores para gamers e notebooks, high ends, além dos seus ultrabooks premium. Processadores estes, com desempenho mais “parrudos”, pertencentes às linhas Ryzen 3, 5 e 7.

AMD
Imagem: Divulgação/AMD

O reposicionamento da empresa no mercado, não apenas destaca o compromisso da AMD com avanços em IA, mas também busca simplificar a escolha dos consumidores, proporcionando uma compreensão clara das capacidades específicas de cada produto.

Além do mais, esses novos processadores com foco IA, podem fornecer uma nova experiência para todos, desde os gamers casuais, até aqueles que trabalham diariamente no PC. Para saber mais detalhes sobre isso, teremos que aguardar até 2024.

Ano que esses produtos serão apresentados, como foi mencionado anteriormente no artigo. E aí, você está animado? Como um grande entusiasta AMD, com certeza, esperamos novidades interessantes nos próximos meses.

Quer acompanhar mais notícias incríveis como essa?

Não deixe de acessar diariamente o Falando com Nerds.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept