Eclipse Solar Anular no Brasil? Confira os detalhes deste evento astronômico

Hoje, sábado (14) é um dia bastante especial para pessoas que adoram acompanhar os fenômenos astronômicos. Afinal, depois de presenciarmos duas superluas incríveis no mês de agosto, agora teremos um Eclipse Solar Anular e ainda neste mesmo mês, um eclipse lunar parcial.

Então meu querido leitor, se você é apaixonado por astronomia e quer saber mais sobre as datas que ocorrerá o eclipse, não deixe de prosseguir com a leitura.

Entendendo o que é Eclipse Solar Anular

Em primeiro momento, é importante saber ao certo o que é o Eclipse Solar Anular para entendermos o fenômeno que irá ocorrer no dia de hoje. Para você entender facilmente, segue uma pequena explicação básica sobre o evento.

Veja também:

Esse tipo de Eclipse é um tipo específico que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas, devido às suas órbitas elípticas, a Lua está mais distante da Terra em seu ponto mais distante. 

Como resultado, a Lua não consegue cobrir completamente o disco do Sol, deixando um anel brilhante ao redor da Lua, conhecido como “anel de fogo”. Para que ocorra um eclipse solar anular, três condições precisam ser atendidas:

  • A Lua deve estar em sua fase nova, o que significa que está alinhada entre a Terra e o Sol.
  • A Terra, a Lua e o Sol devem estar alinhados em uma linha reta.
  • A Lua deve estar mais distante da Terra em sua órbita elíptica, o que faz com que seu tamanho aparente seja menor do que o do Sol.

Quando essas condições são atendidas, a Lua bloqueia uma parte do disco solar, criando um anel de luz ao redor dela. Esse fenômeno é visualmente impressionante e fica marcado na memória, mas é importante observá-lo com cuidado e segurança.

A utilização de óculos de proteção solar apropriados ou métodos de projeção seguros, não pode ser descartada! Pois, olhar diretamente para o Sol, mesmo durante um eclipse anular, pode causar danos permanentes à visão.

Os Eclipses Solares Anulares são relativamente menos comuns do que os eclipses solares totais, nos quais a Lua cobre completamente o disco do Sol. Eles são um lembrete fascinante da complexidade das órbitas celestes e da mecânica do sistema Solar.

Quando irão ocorrrer os dois Eclipses?

Eclipse Solar Anular
Imagem: Divulgação

O primeiro Eclipse que irá ocorrer é o Eclipse Solar Anular, ele está previsto para acontecer na data de hoje, (14), já o Eclipse Lunar Parcial, que será visível apenas em uma pequena parte do país, vai acontecer entre os dias 28 e 29.

Com certeza, se preparar para este show astronômico vai ser incrível, então não perca tempo! Pegue o seu protetor específico e se divirta com os eventos que irão ocorrer!

Lembre-se, para acompanhar mais notícias fresquinhas iguais a esta sobre o Eclipse Solar Anular, basta acessar o Falando Com Nerds, o seu portal Tech que traz notícias incríveis do mundo e, claro, da tecnologia e sua constante evolução.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept