Limpeza de PC Gamer: Como Fazê-la Corretamente

Um PC Gamer é muito mais do que apenas uma máquina. É o coração de sua experiência de jogos, sua janela para mundos virtuais e um investimento valioso que deve ser cuidado com o máximo de cautela possível, principalmente na hora de fazer a limpeza de PC Gamer, pois danificar um componente do PC, pode custar muito caro para seu dono. 

Muitos proprietários de PCs gamers negligenciam essa parte crítica da manutenção do equipamento montado para jogos. Por isso, neste artigo de hoje, nós da Falando Com Nerds vamos discutir a importância da limpeza de PC Gamer e orientar você sobre como fazer isso da maneira certa.

A Importância da Limpeza de PC

Quando se trata de jogos, o desempenho é fundamental. E o que pouca gente sabe, é que aquela sujeirinha acumulada dentro do PC gamer pode afetar os componentes internos, como a CPU, GPU e RAM, fazendo com que eles superaqueçam e se danifiquem.

Isso resulta em quedas de desempenho, travamentos, desligamentos inesperados e a problemas mais sérios que podem fazer os componentes queimarem. A limpeza regular ajuda a manter o sistema resfriado e funcionando no seu melhor estado.

Vale lembrar que antes de começar uma grande limpeza de PC Gamer, é importante ter os seguintes materiais: pasta térmica, luva antiestática e as ferramentas adequadas para tirar o cooler do processador, afinal não há limpeza sem a troca da pasta térmica, não é mesmo?.

Um PC gamer é um investimento significativo na vida dos Gamers. Sabendo disso e o quanto os componentes de alta qualidade não são baratos, garantir que eles durem o máximo possível, é fundamental, não é mesmo?

E manter o computador repleto de poeira e sujeira, a corrosão de circuitos e dissipadores de calor, diminuindo a vida útil dos seus hardwares, será o menor dos seus problemas. Afinal, como falamos anteriormente, uma boa limpeza pode ajudar a prolongar a durabilidade do seu equipamento destinado aos jogos

Além dos benefícios para o seu PC, a limpeza também melhora a qualidade do ar dentro do seu gabinete. Máquinas mais potentes que possuem processadores como os famosos AMD Ryzen da série 5000 e 7000, geralmente não dispensam um bom resfriamento. 

E se você tiver, especialmente, um sistema de refrigeração a ar, onde a sujeira acumulada pode afetar a eficiência do resfriamento, muitos problemas, como superaquecimento do processador, podem acontecer, fazendo o mesmo, passar de sua temperatura limite, ocasionando desligamento do sistema ou até mesmo a queima do componente. 

Por isso, um ambiente interno limpo contribui para uma vida mais longa de todos os hardwares que compõem o computador, além de garantir o bom funcionamento e um computador mais silencioso.

Como Limpar seu PC Gamer Corretamente

Agora que entendemos por que a limpeza de PC Gamer é importante, vamos explicar como você pode realizar essa tarefa da maneira correta e mais simples possível. Para isso, basta seguir estas etapas que estão listadas a seguir.

Desligue e Desconecte o PC da força

Antes de começar a limpar seu PC, desligue-o completamente e desconecte-o da tomada. Certifique-se de que todos os cabos, incluindo os periféricos, estejam desconectados.

Isso é fundamental, pois a limpeza com o computador na tomada, pode trazer curtos e outros problemas sérios.

Abra o Gabinete

A maioria dos PCs gamers atuais possuem gabinetes que podem ser abertos facilmente. Caso você não tenha conhecimento sobre como realizar essa abertura, é possível consultar  o manual do seu gabinete ou pesquisar online para aprender como abri-lo adequadamente.

Use Equipamento Adequado

Para realizar a limpeza de PC Gamer, você precisará de alguns itens:

  • Um compressor de ar ou latas de ar comprimido: Essas ferramentas ajudam a remover poeira e sujeira de áreas de difícil acesso.
  • Pincel antiestático: Eles são úteis para limpar sujeira em áreas sensíveis, como placas de circuito.
  • Álcool isopropílico: Use-o com cotonetes para limpar contatos e conexões.
  • Luvas antiestáticas: Evitam a transferência de eletricidade estática para os componentes sensíveis, como as memórias RAM, por exemplo.
  • Borracha escolar: não há ferramenta melhor do que a convencional borracha escolar para limpar as memórias RAM.
Limpeza de PC Gamer
Imagem: Divulgação

Limpeza Externa

Primeiro, limpe a parte externa do seu gabinete com um pano de microfibra levemente úmido. Preste atenção especial às entradas de ar, que tendem a acumular mais poeira.

Geralmente é necessário retirar a parte superior do gabinete para fazer a limpeza dos fans frontais, caso o computador possua. Feito a limpeza interna do PC Gamer, podemos seguir para a próxima etapa.

Limpeza Interna

Chegamos na etapa que começa a complicar um pouco a limpeza de PC Gamer, mas ainda assim, você será capaz de realizar com maestria esse feito. Para essa etapa use o compressor de ar ou as latas de ar comprimido para remover a poeira das partes internas. 

Sempre se certifique de direcionar o ar para fora do gabinete, para evitar empurrar a sujeira ainda mais para dentro. Limpe ventoinhas, dissipadores de calor, placas de circuito e outros componentes.

Limpeza Detalhada

Com os pincéis antiestáticos e os cotonetes embebidos em álcool isopropílico em mãos, para fazer uma limpeza mais detalhada, será possível alcançar fundo diversos componentes e realizar uma limpeza mais efetiva.

Essa parte da limpeza de PC Gamer, inclui limpar contatos de RAM, placas de vídeo e qualquer outra área que possa ter acúmulo de sujeira, que o ar comprimido e o compressor não conseguiram retirar.

Verifique Conexões e Cabos

Enquanto estiver dentro do gabinete, verifique se todas as conexões e cabos estão firmemente encaixados. Isso ajuda a evitar problemas de conexão no futuro, ou algum problema ao ligar o PC na tomada novamente, após essa limpeza.

A limpeza de PC Gamer foi finalizada! Feche o Gabinete e Reconecte Tudo

Após certificar que está tudo plugado da maneira certa, a limpeza finalmente chegou ao fim. Feche o gabinete e reconecte todos os cabos. Ligue o PC e verifique se ele funciona corretamente.

Após as limpezas, alguns computadores podem apresentar os famosos bips, geralmente ocasionados pela memória RAM.

 Para resolver essa questão, basta pegar a borracha mencionada anteriormente e limpar a parte que irá plugar na placa mãe. Feito isso, basta montá-la novamente e tentar ligar o PC.

Manter o PC limpo, é sempre bom!

A limpeza de PC Gamer é uma parte essencial da manutenção do seu sistema. Ela não apenas melhora o desempenho e a durabilidade, como mencionamos anteriormente, mas também evita problemas técnicos que podem custar uma boa fortuna. 

Ao seguir as etapas corretas e usar o equipamento adequado, você pode garantir que seu PC gamer funcione no seu melhor e continue oferecendo experiências de jogo incríveis. Portanto, não subestime a importância da limpeza de PC Gamer, seu equipamento e sua experiência de jogo agradecem por isso.

Para acompanhar mais dicas incríveis como essa sobre como realizar a limpeza de PC Gamer, basta acessar diariamente o Falando Com Nerds e ficar de olho nas publicações destinadas a ajudar usuários como você, a manter o bom funcionamento do seu PC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept