MEGA AÇÃO de combate à pirataria ocorreu terça feira (28)

Ação de combate à pirataria acaba de ocorrer!

Na última terça-feira, 28 de novembro, uma operação internacional de combate à pirataria digital, denominada Operação 404.6, foi conduzida com sucesso, levantando vários bloqueios de site e até mesmo, mandados de busca e apreensão.

A ação de combate à pirataria contou com a participação da Secretaria Nacional de Segurança do Ministério da Justiça e polícias civis de diversos países, incluindo Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, entre outros. Vamos conferir os detalhes?

Dê olho no combate à pirataria digital

O resultado foi o bloqueio de aproximadamente 606 sites irregulares, marcando um golpe significativo contra a pirataria online.

No Brasil, a operação foi especialmente intensa, resultando em 22 mandados de busca e apreensão. Além disso, 238 sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo foram suspensos. 

Esta não é a primeira vez que a Operação 404 é deflagrada em 2023; em março, a ação de combate à pirataria resultou na prisão de 11 pessoas em quatro estados brasileiros, além da remoção de 199 sites ilegais, 63 aplicativos destinados à música, seis canais em aplicativos de mensagem e 128 domínios da internet.

A legislação brasileira é clara quanto às penalidades para o crime de pirataria, estabelecendo pena de reclusão de dois a quatro anos, multa, e a possibilidade de indiciamento por associação criminosa para os envolvidos. 

A recorrência da Operação 404 destaca o comprometimento das autoridades na luta contra a pirataria digital e a importância de medidas efetivas para coibir essas práticas ilegais.

Conforme as informações da ABTA, a pirataria representa um prejuízo significativo para o setor, estimado em R$12 bilhões por ano.

Colaboração Internacional

A Operação 404.6 também ressalta a cooperação internacional no combate à pirataria digital. A participação de agências de diversos países destaca a abrangência global do problema e a importância da colaboração entre nações para enfrentar esse desafio.

combate à pirataria
Imagem: Divulgação

Além das medidas punitivas, a operação também serve como um alerta para aqueles que se envolvem em atividades ilegais na internet. 

A rapidez com que a operação foi conduzida e o impacto nas plataformas piratas demonstram que as autoridades estão atentas e dispostas a tomar medidas rigorosas para proteger a propriedade intelectual e a indústria do entretenimento.

Não há dúvidas de que a operação combate à pirataria, é um passo significativo no sentido de garantir um ambiente online mais seguro, protegendo os interesses dos detentores de direitos autorais, por isso, é importante ficar atento no desfecho dessa história.

Quer acompanhar mais notícias incríveis como essa?

Não deixe de acessar diariamente o Falando com Nerds.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept