Montar PC Gamer: Guia Passo a Passo para uma Experiência de Jogo Incrível

Montar PC Gamer é algo cobiçado por milhares de brasileiros. E com esse guia passo a passo, será possível garantir uma boa experiência de jogo.

Se você é um entusiasta de jogos e já viu vários gameplays de YouTubers ou streamings, nos famosos setups gamers de mais de 10 mil reais, sabe que um PC Gamer personalizado pode proporcionar a melhor experiência de jogo.  Mas montar PC Gamer pode parecer uma tarefa assustadora, caso você nunca tenha tido contato com peças de pc gamer, como placas de vídeo, processadores ou até mesmo as famosas memórias RAM. 

O primeiro passo para conseguir atingir o objetivo de montar PC Gamer, é ter conhecimento das mais variadas peças, que são vendidas por grandes empresas como Intel e AMD, por exemplo.

Essas duas empresas estão em uma disputa acirrada de hardwares, com os processadores Intel Core e AMD Ryzen, que, inclusive, possuem uma performance incrível.

Porém, mesmo não sabendo muito ou nada sobre a montagem de computador, não se preocupe, este guia passo a passo irá ajudá-lo a escolher os componentes certos e a montar a máquina dos seus sonhos, de maneira simples, rápida e objetiva. Vamos lá?

Como Montar PC Gamer

Antes de começar, determine quanto você está disposto a gastar. Ter um orçamento claro ajudará a tomar decisões mais certeiras sobre os componentes que você pode escolher para compor a super máquina que está prestes a ser formada.

Seguindo o conselho anterior, também devemos ressaltar a importância de escolher uma loja de Hardwares confiável para adquirir seus produtos. Existem diversas empresas no mercado que entregam um desconto interessante, que englobam os hardwares e até mesmo os computadores já montados, com periféricos como mouse, teclado e cadeiras gamer.

Então, depois de definir seu orçamento e escolher a loja que cabe no seu bolso, chegou a hora de começar a escolher os componentes que formarão o computador dos seus sonhos.

Escolha do Processador (CPU)

Sabendo que o processador é o cérebro do seu PC, fica nítido que é muito importante a escolha de um processador de alta qualidade, de preferência da Intel ou AMD, que atenda às suas necessidades de jogos.

Dependendo do orçamento, se estiver curto, o ideal é buscar processadores que possuam uma placa de vídeo onboard, forte, para assim você conseguir jogar sem necessitar, em primeira instância, de uma GPU dedicada.

Claro que essas placas não irão fornecer qualidade na jogatina, mas servirão como um bom quebra-galho até você conseguir juntar dinheiro e terminar de montar PC Gamer.

Placa de Vídeo (GPU), Para Quem Está Com Orçamento Mais Folgado Para montar PC Gamer

A placa de vídeo é crucial para os jogos. Opte por uma GPU de última geração para obter gráficos impressionantes. Marcas populares incluem NVIDIA e AMD. Muitas placas de vídeos antigas estão barateando com as novas gerações chegando no mercado.

Isso significa que é a hora perfeita para adquirir uma placa de vídeo incrível, por um custo benefício acessível. E opções como a linha da RTX 30XX e AMD 6000, estão com preços bombásticos, favorecendo nós brasileiros a montar PC Gamer dos sonhos.

Placa-mãe

A escolha de uma placa-mãe compatível com o seu processador e placa de vídeo, sem sombra de dúvidas é fundamental. Certifique-se de que ela tenha portas USB, slots de RAM e conectores para todos os seus dispositivos. Além disso, conferir a compatibilidade de socket do processador, é fundamental.

Muitas empresas que fabricam placas mães, colocam os seus nomes parecidos, tanto para os chipsets da AMD quanto Intel. Um exemplo que pode ser dado, são a linha B550 e B560, que são destinadas às gerações antigas de processadores Intel e AMD, sendo sockets diferentes, com o AM4 para AMD e LGA 1200 Intel.

Memória RAM

O convencional 8 GB de RAM ficou no passado, e para conseguir atingir uma boa performance nos jogos atuais através do computador, o mínimo aceitável para jogos se tornou 16 GB ou mais. 

É recomendado para um desempenho ideal, usar sempre o dual-channel, que são duas memórias RAM operando juntas. Um assunto pouco comentado sobre memórias RAM nos canais de tecnologia, são as suas frequências, algo importante a ser considerado na hora de montar PC Gamer.

Hoje, com o atual DDR4 e DDR5 dominando totalmente o mercado, buscar saber suas frequências-base antes de adquirir a memória passou a ser fundamental, e o recomendado, são as memórias a partir de 3200mhz.

Armazenamento

Com o bolso curto, escolher bem os componentes do computador é algo importante para conseguir montar PC Gamer. Então, considerar a instalação de um SSD Nvme 2.0 de 120 ou 240GB para um carregamento rápido do sistema operacional, investir em um SSD comum para o carregamento dos jogos, e inserir um HD para armazenamento em massa, pode ser a melhor escolha.

Com o tempo, ir aumentando a quantidade de memória do computador, se torna algo fácil com ele já operando. Fica a dica!

Fonte de Alimentação (PSU)

Um componente que não podemos abrir mão, e também não podemos economizar na hora de montar PC Gamer, é a fonte de alimentação. Buscar por marcas referências no mercado, irá livrar você de passar sufoco com marcas que não entregam o ideal e que podem queimar o seu PC recém montado.

Certificar que a sua fonte tenha energia suficiente para todos os componentes, também é importante. E caso você não saiba como fazer isso, basta consultar calculadoras online para determinar a potência necessária de acordo com as peças já escolhidas anteriormente.

Gabinete com bastante RGB

Aqui não tem segredo! Escolha um gabinete que acomode todos os seus componentes e ofereça boa ventilação para manter a temperatura baixa. Além disso, escolher um belo gabinete com os famosos RGBs, irá dar um UP no setup que está sendo montado.

Sistema de Refrigeração

Se você pretende fazer overclocking, ou pegar um processador com alto TDP, considere um sistema de refrigeração a ar potente ou a líquido para manter seu PC resfriado.

Ao conferir as informações do processador, por exemplo, é possível ver seu TDP. Um processador bom Ryzen, por exemplo, que tem fama de ser esquentadinho, pode atingir TDP de 75 a 105, e nesses casos, investir em um Water cooler de 120mm ou 240mm é uma sábia escolha.

Mas antes de comprar o produto, certifique-se de que o gabinete escolhido, conseguirá comportar o sistema de refrigeração que carrega coolers, radiador e mangueiras que levarão o líquido refrigerado até o processador, resfriando-o.

Montagem e finalização

Com todos os componentes em mãos, é importante ver vídeos tutoriais no YouTube e seguir o manual da placa-mãe para a montagem. Certifique-se de conectar todos os cabos corretamente, mas em caso de dúvidas, o mais indicado nessa ocasião é contar com um técnico. 

Pois as peças de computador são frágeis, e um componente instalado errado, pode trazer sérios problemas na hora de montar PC Gamer.

Instalação do Sistema Operacional

Com os hardwares montados e funcionando, basta Instalar o sistema operacional de sua escolha (como o Windows) e drivers atualizados para seus componentes.

Teste e Ajuste

Por fim, após completar todas as etapas anteriores, basta iniciar seu PC e fazer testes de estresse para garantir que tudo funcione corretamente. Ajustar as configurações de acordo com suas preferências, irá garantir uma boa qualidade de jogatina.

Montar PC Gamer é uma aventura sem igual

Montar seu próprio PC Gamer pode ser uma experiência gratificante e econômica. Com as escolhas certas de componentes e um pouco de paciência, você terá uma máquina personalizada que proporcionará uma experiência de jogo incrível. 

Lembre-se de que a pesquisa é fundamental, e que a Falando Com Nerds, traz informações e dicas dispostas a ajudar você a Montar PC Gamer da melhor forma. Divirta-se montando e jogando em seu PC recém montado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept