O que é DPI do Mouse e Como usá-lo a seu Favor? Não Tenha Mais Dúvidas

Se você é jogador de FPS, com certeza deve saber o que é DPI e como usá-lo a seu favor.

Enquanto os jogadores de consoles enfrentam inúmeras batalhas, desafios e quebras de controle, os jogadores que gostam de ter sua jogatina em um PC gamer, tem que lidar com uma questão muito intrigante: o que é DPI?

O que será isso? Como o DPI pode te ajudar (ou atrapalhar) nos jogos? O que acha de finalmente desvendar esse mistério, e, conseguir comprar o mouse certo para o seu setup gamer, sem ficar preso na questão o que é DPI? Isso parece intrigante, e para resolver seus problemas de uma vez por todas, basta prosseguir com a leitura.

O que é DPI? Desvendando o mistério

Para respondermos da forma mais simples possível, DPI significa Dots Per Inch, que em português, é traduzido como “Pontos Por Polegada”. Portanto, o DPI do seu mouse determina quantos pixels o cursor do seu mouse se move na tela quando você move o mouse fisicamente. 

Então meu querido gamer iniciante, quanto maior o DPI, mais rápido o cursor vai voar pela tela do seu PC. Essa simples e rápida explicação sobre o que é DPI, pode ter deixado algumas dúvidas, e para esclarecê-las, basta prosseguir a leitura.

O DPI é um dos fatores essenciais para a precisão do seu mouse em jogos. Se você é um jogador de FPS (First Person Shooter), jogos como Counter Strike 2, Valorant e afins, o DPI pode ser seu melhor amigo ou o pior inimigo, caso não esteja configurado da forma certa.

Como o DPI pode influenciar em minha jogatina?

Vamos falar sobre o lado bom do DPI primeiro, já que iniciamos o artigo, vendo o que é DPI. Se você está mergulhando em um jogo de tiro em primeira pessoa, um DPI mais alto pode ser a chave para virar uma partida.

Imagine-se enfrentando inimigos em um tiroteio acirrado. Com um DPI elevado, um movimento mínimo do seu mouse resulta em uma grande variação na mira, o que significa que você pode reagir mais rapidamente a ameaças e adquirir alvos com precisão letal. 

Essa agilidade é o que muitos jogadores de FPS desejam para melhorar seu desempenho. Agora, o lado ruim (ou mau, como preferir). 

Um DPI muito alto pode ser como tentar segurar um peixe com sabão. Se você não tem controle sobre o movimento do mouse, suas jogadas vão parecer mais caóticas do que um filme de ação de Hollywood. 

Por isso é importante saber como controlar e deixar o DPI regulado de forma positiva, caso contrário, saber o que é DPI não irá ajudá-lo em nada.

Com um DPI alto, atirar em alvos distantes? Esqueça! Sua mira vai parecer a tentativa de matar uma mosca com um lança-chamas. A alta sensibilidade resultante de um DPI elevado pode ser sua queda nos jogos, fazendo você errar tiros fáceis e desestabilizar sua equipe.

o que é DPI
Imagem: Divulgação

Como Escolher o DPI Certo

Agora que você entende o impacto e o que é DPI, o que acha de aprender a escolher certo para você? Primeiro, lembre-se de que não há uma resposta única para essa pergunta. O que funciona para um jogador pode não funcionar para outro.

  • Se você é um atirador nato e gosta de tiros certeiros, um DPI mais baixo (entre 400 e 800) pode ser a escolha ideal. Você terá um controle mais preciso da mira, e movimentos precisos são a chave.
  • Se você gosta de agir rápido e ser um ás da reação, um DPI mais alto (entre 800 e 1600) pode ser a sua melhor escolha. Mas cuidado, pois o controle pode ser um desafio.

A verdade é que o DPI é uma questão de preferência pessoal. Alguns jogadores preferem um DPI baixo para mira precisa, enquanto outros adotam o alto DPI para reações rápidas. A combinação perfeita é única para cada pessoa e requer um pouco de tentativa e erro.

Quer acompanhar mais notícias incríveis como essa?

Não deixe de acessar diariamente o Falando com Nerds seu portal de notícias tech e nerd. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept