Super Fenômeno El Niño: Impactos e Causas nos dias Atuais

O fenômeno El Niño é um evento climático que tem capturado a atenção do mundo devido aos seus efeitos significativos no clima global, inclusive, por estarmos sentindo seus efeitos na pele durante os últimos meses.  

Devido a forte temperatura, ocasionada por este fenômeno, todos os cantos do mundo estão sofrendo. Por isso, o evento vem sendo bastante pautado em todos os portais, tentando alertar a população sobre o que pode estar por vir.

Neste artigo, vamos aprofundar os impactos do El Niño, suas causas subjacentes e as implicações que ele traz para a Terra. Afinal, se você acha que ele apenas afeta a temperatura do Oceano Pacífico, está muito enganado. 

O Que é e como o El Niño surge?

El Niño é uma parte do fenômeno climático conhecido como El Niño-Oscilação Sul (ENOS), que ocorre no Oceano Pacífico tropical. O termo “El Niño” refere-se a um aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico, que tem efeitos de longo alcance em todo o globo.

Esse fenômeno ocorre devido a uma interação complexa entre os ventos alísios, as temperaturas da superfície do mar em conjunto com a atmosfera. 

Normalmente, os ventos alísios sopram de leste para oeste no Pacífico tropical, empurrando as águas quentes em direção à Austrália e ao Sudeste Asiático, isso permite que as águas mais frias das profundezas subam à superfície na região da América do Sul, criando uma situação de resfriamento conhecida como La Niña.

El-ninõ
Imagem: Divulgação

No entanto, há um tempo esse padrão vem sendo interrompido. Durante um evento El Niño, os ventos alísios enfraquecem ou até mesmo se invertem, permitindo que as águas quentes se acumulem na região equatorial do Pacífico. 

Isso leva ao aquecimento das águas superficiais do Pacífico e ao surgimento do El Niño, que traz uma série de impactos significativos em todo o mundo. A seguir, será possível ver um pouco mais das áreas afetadas pelo fenômeno.

Padrões Climáticos Alterados

Durante o acontecimento deste fenômeno, as mudanças nos padrões climáticos podem causar secas prolongadas em algumas regiões e inundações em outras. Afetando em potencial, os setores da agricultura, os recursos hídricos e a segurança alimentar dos países afetados.

Mudanças na Temperatura Global

Além de afetar as mudanças climáticas, esse evento pode contribuir para um aumento temporário na temperatura global, afetando as condições meteorológicas em todo o planeta.

Fenômenos Meteorológicos Extremos

O El Ninõ também está associado a eventos meteorológicos extremos, ou como podemos dizer, os famosos eventos onde a Natureza consegue mostrar seu real poder, com diversos furacões intensos no Pacífico e tufões no Oceano Índico.

Impactos na Vida Marinha

Além de tudo isso já mencionado, o superaquecimento das águas do Pacífico durante o evento, pode causar sérios problemas para a vida marinha. 

Pois outro fenômeno chamado branqueamento de corais, pode ocorrer e afetar a vida marinha como um todo, incluindo cardumes de peixes e outras formas de vida encontradas no oceano.

Efeitos Econômicos

Por fim, com o fenômeno trazendo total desordem para as estâncias climáticas, os impactos do mesmo têm implicações econômicas significativas, já que ele pode afetar setores, como a agricultura e a pesca, que trazem bastante renda para diversos países.

El Nino nos dias atuais

O fenômeno El Niño é um evento climático notável que influencia o clima global de maneira significativa, e isso foi um dos motivos que o levou a ser pautado. 

Suas causas complexas e impactos abrangentes destacam a importância de compreendê-lo para a previsão de eventos climáticos extremos e o desenvolvimento de estratégias de adaptação, afinal não há quem aguente um clima extremo como foi visto no Canadá nos últimos tempos, que chegou a atingir temperaturas próximas aos 50 graus, de acordo com o serviço meteorológico do país. 

À medida que continuamos a enfrentar os desafios das mudanças climáticas, o estudo sobre o fenômeno desempenha um papel crucial em nossa compreensão do sistema climático da Terra. 

E com o atual cenário que estamos vivendo, onde o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, em conjunto com Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, deixou claro que o Super El Niño é real e que o fenômeno climático ainda não atingiu seu auge em território nacional, muitas medidas devem ser tomadas antes que comece a ficar ainda mais preocupante. 

O órgão ainda afirmou que existe uma grande possibilidade de situações parecidas com o Ciclone que ocorreu no Rio Grande do Sul, ocorra novamente, dentro dos próximos meses. 

Além do mais, inundações já estão ocorrendo dentro de diversos municípios gaúchos, trazendo ainda mais preocupação para o povo brasileiro. Quais serão os outros efeitos que surgirão, é uma incógnita, mas é importante ficar ligado nas notícias sobre o evento.

Quer conferir mais notícias do Mundo iguais essa incrível sobre o El Ninõ? Então, meu querido leitor, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acessar diariamente nosso site, Falando com Nerds, o seu principal portal de informações tecnológicas e notícias do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept