Windows 11 23H2 vs Windows 10: Principais Diferenças entre os sistemas

Com as novidades sobre o sistema Operacional Windows 11 23H2, e a sua grande atualização que acontecerá hoje dia 21, muitos usuários de desktop, Notebooks e Laptops estão aguardando as informações sobre seu desempenho para saber se vão aceitar essa att em suas máquinas, e se elas estão livres de erros.

Sabemos que na grande maioria das vezes, os novos Sistemas Operacionais acabam possuindo diversos erros, alguns grandes e outros pequenos, que as empresas deixam passar despercebido e que por fim, acabam influenciando na performance final de nossas máquinas.

Por isso, conhecer bem o Windows 10, que já está no mercado há um tempo e livre de problemas, é importante antes de dar o grande passo para a atualização que está por vir. E se você quer conhecer melhor esse sistema operacional, não deixe de prosseguir a leitura.

Mas antes de fazermos esse comparativo intrigante e bastante completo sobre o Windows 11 23H2 e o Windows 10, primeiramente precisamos conhecer um pouco mais da história da nossa estimada Microsoft e seus Sistemas Operacionais.

Uma história de sucesso

O surgimento da Microsoft e dos sistemas operacionais que vão desde o Windows 1.0 até o novo Windows 11 23H2, estão ligados à história da computação e da indústria de tecnologia da informação. 

A grande Microsoft foi fundada em meados de 4 de abril de 1975, por ninguém menos que Bill Gates e Paul Allen, que na época eram dois jovens entusiastas da computação que tinham uma visão ambiciosa: colocar um computador com seus sistemas, para rodar em cada casa e escritório. 

Esse objetivo ambicioso acabou sendo alcançado, em grande parte, devido ao desenvolvimento do sistema operacional MS-DOS e, posteriormente, do Windows.

A Microsoft teve sua origem em Albuquerque, Novo México, onde Bill Gates e Paul Allen começaram a desenvolver um software para o Altair 8800, um dos primeiros computadores pessoais da história. 

O Altair Basic, um interpretador de linguagem BASIC para o Altair 8800, foi o primeiro produto de sucesso da empresa de Bill Gates, que mais tarde veio a ser a pioneira do mundo da computação que conhecemos atualmente. 

Algo importante, que devemos nos lembrar, é que o Altair Basic foi o principal case de sucesso da empresa, o que estabeleceu a Bill Gates e Paul Allen uma posição entre os grandes players no mercado de software. 

No entanto, o grande salto da Microsoft veio com a criação do MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), o sistema operacional para computadores pessoais, que ajudou a revolucionar o mundo tecnológico. 

Em 1980, a Microsoft fechou um contrato com a IBM para fornecer um sistema operacional para o IBM PC, que se tornou um grande sucesso. O MS-DOS era uma interface de linha de comando que permitia aos usuários interagirem com o computador por meio de comandos de texto. 

Isso marcou o início da dominação da Microsoft no mercado de sistemas operacionais para PCs, além de deixar uma brecha para a entrada do nosso amado Linux, que é assunto para outro artigo, pois seu criador é Linus Torvalds.

Evolução do Sistema Operacional até o Windows 11 23H2

O MS-DOS evoluiu ao longo dos anos com várias versões sendo lançadas, no entanto, o grande salto ocorreu em 1985, quando a Microsoft lançou o Windows 1.0. O Windows trouxe uma nova interface gráfica para o MS-DOS, tornando os computadores pessoais mais acessíveis e amigáveis, até para pessoas leigas no assunto.

E a evolução do sistema, não parou por aí, afinal o Windows continuou a evoluir ao longo dos anos, com versões como o Windows 3.1, Windows 95, Windows 98 e assim por diante, chegando até o cenário que estamos nos dias de hoje. O Windows 95, em particular, foi um marco significativo, introduzindo recursos como a barra de tarefas e o menu Iniciar, que se tornaram elementos-chave da interface do Windows.

Em 2001, a Microsoft lançou o Windows XP, que se tornou uma das versões de sistema operacional mais popular e duradoura, afinal, em 2009, oito anos após o lançamento, muitas pessoas ainda utilizam o XP como seu sistema operacional e se recusavam a alterar para o Windows Vista, principalmente pelo fato de muitos apps não serem compativeis com o sistema. 

Posteriormente, vieram Windows 7, Windows 8, que acreditamos ter sido um surto coletivo, o convencional Windows 10,  e o novo Windows 11 23H2, cada um com suas próprias melhorias e inovações.

Além do Windows, a Microsoft também se expandiu para outras áreas, como aplicativos de produtividade (Microsoft Office), servidores, serviços em nuvem (Azure), videogames (Xbox) e muito mais.

Uma dica para o público gamer, é que utilizando o Windows, ao conectar o controle do Xbox, ele terá compatibilidade certeira, diferente do convencional controle do console da Sony, Playstation.

Um novo Windows Surge, dê olho nas melhorias do Windows 11 23H2

A Microsoft lançou recentemente o Windows 11 23H2, a mais nova versão de seu sistema operacional. Com um visual renovado e várias melhorias, muitos usuários estão curiosos para saber como o novo Sistema se diferencia de seu antecessor, o Windows 10, que segue sendo um dos sistemas mais usados.

Interface de Usuário Repaginada

Uma das mudanças mais visíveis no Windows 11 23H2 é sua interface de usuário repaginada. Ele apresenta um menu Iniciar centralizado e ícones de aplicativos redesenhados. A barra de tarefas também foi movida para o centro da tela, proporcionando um visual mais limpo e moderno, que para obter algo parecido no Windows 10, precisaríamos da ajuda de apps.

Windows 11 23H2 conta com um novo Menu Iniciar

O novo sistema traz um Menu Iniciar redesenhado, substituindo as “Live Tiles” do Windows 10 por ícones de aplicativos fixos e um novo widget de previsão do tempo e notícias. Isso simplifica a navegação do seu usuário e a personalização do Menu Iniciar. 

Deixando então os computadores Gamers, ainda mais descolados. Para dar aquela repaginada no setup, falta saber se os apps de Wallpapers animados, já estão totalmente compatíveis com a nova versão do sistema operacional.

Melhorias na Multitarefa

O Windows 11 23H2 aprimorou a funcionalidade de multitarefa com a introdução do “Snap Layouts” e do “Snap Groups”, dois recursos extremamente úteis. Essas ferramentas permitem que os usuários organizem e gerenciem melhor várias janelas abertas, facilitando o trabalho com várias tarefas ao mesmo tempo.

Isso com certeza será uma verdadeira ”mão na roda” para os profissionais que atuam online, principalmente dos setores de Marketing Digital, que precisam deixar diversas abas ativas para ficar de olho nas estatísticas das principais ferramentas de análises como o Google Analytics 4.0 e o Google Search Console.

Desempenho Aprimorado para Jogos

Por fim, das grandes novidades que o sistema novo trouxe para seus usuários, finalmente o público gamer foi beneficiado. Com esse novo sistema, os gamers podem esperar um desempenho aprimorado, graças ao suporte nativo para a tecnologia DirectX 12 Ultimate. Isso promete gráficos mais realistas e uma experiência de jogo mais suave.

A Microsoft nesta última versão de seu sistema operacional está trazendo várias mudanças notáveis em relação ao Windows 10, embora algumas dessas mudanças possam levar tempo para se ajustarem, 

A escolha entre os dois sistemas operacionais dependerá das necessidades individuais de cada usuário e da compatibilidade dos hardwares. Em última análise, o Windows 11 23H2 oferece uma experiência mais contemporânea e eficiente para aqueles que desejam explorar as novidades mais recentes da Microsoft. E se você quer saber mais informações sobre esse Windows, não deixe de acompanhar nossas publicações diárias. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept